Educando para Transformar 

Artigos em Série (atualização semanal)

A Educação e as suas diversas etapas, a partir do ponto de vista do professor Arilso Teixeira Maria (Licenciado em Geografia e Especializado em Ecoturismo, Interpretação e Educação Ambiental). Arilso Teixeira é ex-secretário municipal de Educação e reside em Nova Venécia.

arilso teixeira_edited.jpg

Artigo I: EDUCAÇÃO

coruja_edited.jpg

No sentido mais amplo, Educação é nome dado aos Saberes, Espaços, Expressões, Emoções e recursos usados no processo histórico que transmite os costumes e valores de uma comunidade de indivíduo para indivíduo, ou mesmo de uma geração para a geração seguinte.

EXPLICAÇÃO DO CONCEITO

alunos.png

Saberes (conhecimentos)

Espaços - no sentido abstrato: diálogo, poesia, teatro, literatura, ensino, instrução, estruturas de ensino e de pesquisa, orientação e a interação entre indivíduos e destes com o meio).

Expressões: palavras, evidencias, símbolos, festas, exposições, expressões corporais, comemorações.

Emoções: postura, cantos, externar feições, emitir opiniões.

Recursos:  textos, o fazer junto, observação, imitação, representação, decorar, pesquisar, inventar, registrar, gesticular, expressão facial e corporal, reprodução, produção, argumentação, pintura, dança e a comunicação entre outros.

CONCEITUANDO EDUCAÇÃO NO SENTIDO MAIS RESTRITO A PRÁTICA DE ESTADO/PAÍS/NAÇÃO

alunos-e-professores-felizes.jpg

Segundo o filósofo René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.

No sentido Técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das habilidades e competências físicas, intelectuais, éticas e morais do ser humano, a fim de reforçar, ou desperta-lo para a percepção de pertencimento a sociedade ou ao seu próprio grupo social.

No sentido formal (visão do Sistema de Estado/País) é o fazer contínuo de qualificação e de ensino aprendizagem que consta dos documentos oficiais que determina aos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados, a ofertar a sociedade a que a eles procuram.

Nesta página, a Educação será abordada em todos seus sentidos, pelo Portal Jornet MIX.