Abertura do Mês da Consciência Negra é sucesso


Prefeito André Fagundes discursando durante evento realizado no anexo da Casa de Pedra, em Nova Venécia

Manhã de quarta-feira movimentada e com forte apelo cultural em Nova Venécia. A abertura oficial do mês de novembro, destinado às manifestações relacionadas à Consciência Negra, foi realizada hoje pela manhã (03 de novembro) no Anexo da Casa de Pedra.


O anfitrião foi o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, João Junior Vieira dos Santos. Estudantes, ativistas culturais, professores e autoridades participaram do evento, que contou ainda com apoio das secretarias de Saúde e Educação, representadas pelos secretários Juliano Bettim Motta e Wanessa Secchin. Também esteve presente a Deusa do Ébano, eleita em 2019, além da equipe da Secretaria de cultura de vila pavão.


O prefeito André Fagundes e o vice-prefeito Paulo Roberto Damasceno também marcaram presença, assim como o presidente da Câmara, vereador Vanderlei Bastos Gonçalves. "Hoje foi oficialmente feita a abertura do mês de novembro e das ações alusivas à Consciência Negra", destacou João Junior em contato com a redação.

A fala das autoridades participantes enaltecendo o evento e o movimento de promoção humana da pessoa negra e os valores culturais afrobrasileiros merece destaque especial. O objetivo central também é sempre combater o racismo e o preconceito.


Na ocasião foi aberta ao público a Casa de Pedra com uma linda exposição artística de quadros pintados com as cores da terra, colhida no município. O trabalho foi realizado sob orientação técnica do Incaper quando ao uso da terra e pequena amostra. A exposição ficará aberta ao público durante todos os dias, das 8h às 11h e das 13h às 17h.


Segundo detalhou João Júnior, em Nova Venécia, o mês de novembro conta com uma promoção extensa, preparada pela Secretaria de Cultura e Turismo, Grupo Afrozumba e Neabi IFES, na pessoa da professora Cirléia de Oliveira. A programação completa ficará disponível nos canais de divulgação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Ao comentar a realização do evento, João Junior disse: "Classificamos como muito importante a participação de toda a comunidade, uma vez que o tema é de grande relevância social. Decidimos que já neste final de semana abriremos ao público aos finais de semana, sendo sábado de 13h as 17h e domingo, de 8h as 12h. Durante todo o mês, o professor e historiador Rogério Frigerio Piva fará palestras na Casa de Pedra, as quais serão direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino.


VEJA MAIS IMAGENS DO EVENTO NA GALERIA ABAIXO:


Conteúdo produzido e postado por: Wilson Reis (Jornalista - DRT-ES 01358)

Imagens cedidas: Secult-NV (Sec. João Júnior)

7 visualizações0 comentário