Anderson Salvador cobra Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas



Em seu pronunciamento realizado na Sessão desta terça-feira dia 28 de junho na Câmara de Nova Venécia, o vereador Anderson Merlin Salvador (PSDB) exigiu que o Município regulamente e cumpra imediatamente a Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.


Vereador Anderson Salvador exige cumprimento de lei que disponibiliza Atendimento Psicológico e Serviço Social em escolas públicas

O vereador explicou que ficou muito preocupado a respeito de uma mensagem com alto teor de violência, que foi deixada em um dos banheiros da Escola Municipal Veneciano na semana que passou. “Essa semana uma notícia me deixou extremamente preocupado. Uma mensagem com alto teor de violência deixada em um dos banheiros da Escola Veneciano, acendeu todos os sinais de alerta possíveis e logo me recordei da indicação 022/2022, que apresentei nesta Casa de Leis em 10 de fevereiro, que trata do cumprimento da Lei 13.935/2019”, afirmou Anderson Salvador.


Segundo discursou o vereador, esta Lei dispõe sobre a prestação de atendimentos nas áreas de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica. “Faço aqui a leitura dos dois artigos contidos nesta Lei: Artigo I: As redes públicas de educação básica contarão com os serviços de psicologia e serviço social para atender às necessidades e prioridades das políticas de educação por meio de equipes multiprofissionais; Artigo II: Os sistemas de ensino disporão de um ano a partir da data da publicação dessa lei para tomar providencias necessárias ao seu cumprimento. A Lei foi aprovada em 11 de dezembro de 2019. Portando, para o início das aulas de 2021, ela deveria estar sendo cumprida”, frisou.


O vereador esclareceu ainda que crianças e adolescentes passam boa parte de seu tempo nas escolas e que no ambiente escolar, aprendem as disciplinas curriculares e também criam vínculos com pessoas de diferentes realidades. Para garantir o relacionamento saudável nessas situações, a Lei 13.935/2019 tornou obrigatória a oferta do serviço de psicologia educacional e serviço social nas escolas da rede pública de ensino no município.


Ao externar suas preocupações e cobrar soluções, Anderson Salvador informa que é importante iniciar essas ações, mesmo que inicialmente esses serviços sejam ofertados de forma evolutiva e gradativa, mas que se dê o primeiro passo urgentemente. “A violência no ambiente escolar se tornou comum, principalmente em forma de builling, o que também pode ocorrer no meio virtual. Segundo o Unicef (fundo das Nações Unidas para a Infância), em 2019, 70% das pessoas com idades entre 15 e 24 anos passaram por experiências envolvendo o cyber builling, que é a violência online e o assédio digital”, afirmou.


Na visão do vereador, a presença de psicólogos e profissionais sociais nas escolas vai possibilitar a identificação das violações de direitos humanos antes que elas ocorram ou, quando elas já estejam ocorrendo, que seja realizada uma intervenção qualificada de forma interdisciplinar. “Venho aqui solicitar o atendimento da Indicação 022/2022, de minha autoria, para regulamentação da Lei 13.935/2019 para que possamos trabalhar essa questão de modo preventivo. É preciso psicólogos e assistentes sociais nas escolas imediatamente”, concluiu Anderson Merlin Salvador.



 

Conteúdo produzido e postado por: Wilson Reis (Jornalista - DRT-ES 01358)

Imagens cedidas pelo vereador Anderson Merlin Salvador

Fonte-Base: Gabinete/Pronunciamento do vereador na sessão de terça-feira, dia 28 de junho de 2022. Nova Venécia ES

28 visualizações0 comentário