Anderson Salvador cobra realização da Semana Municipal do Primeiro Emprego


Em pronunciamento realizado na sessão desta terça-feira dia 05 de julho, o vereador de Nova Venécia, Anderson Salvador (PSDB), aproveitou a presença do prefeito André Fagundes no Plenário e cobrou o cumprimento da lei, já sancionada e em vigor, que instituiu a Semana Municipal do Primeiro Emprego.

Anderson Salvador lembrou que a estimativa era que tal programação fosse realizada em abril, mas ainda não foi concretizada. “Se trata de uma semana com atividades focadas nos jovens que buscam uma oportunidade de emprego. Ainda não foi possível avançar com essa programação, mas é extremamente necessário”, declarou.

O vereador aproveitou seu discurso para concretizar pedido para que se cumpra a lei, realizando a Semana Municipal do Primeiro Emprego em Nova Venécia. “Temos diversos jovens que estão em busca de uma oportunidade e precisam de incentivos, que podem ser em forma de palestras, cursos e outras ações que os auxiliem quanto à postura nas entrevistas de emprego, nos testes vocacionais e outros detalhes. Aproveito a presença do prefeito aqui na Câmara para cobrar o cumprimento desta lei de relevante importância”, frisou Anderson Salvador.


TRANSPARÊNCIA – Sobre transparência no serviço público, Anderson Salvador comentou que o Espírito Santo conta com uma entidade não governamental, sem vínculo político partidário e que não recebe verba pública, criada desde 2001 com objetivo de lutar pela transparência pública e combater a corrupção, chamada de Transparência Capixaba.

Essa entidade avalia periodicamente a transparência dos municípios. Das 78 cidades avaliadas por essa entidade, 54 obtiveram notas ruins e foram classificadas como regulares. Outras 24 receberam notas consideradas boas e ótimas. Para chegar ao resultado a Transparência Capixaba avaliou os Sites e Portais de Transparência das prefeituras, usando a metodologia de transparência internacional, com objetivo de oferecer um instrumento para a sociedade, para a imprensa e os próprios órgãos de fiscalização.

O vereador lembrou que a entidade avalia se a prefeitura tem plataformas acessíveis e funcionais e se elas garantem acesso pleno, ágil e fácil, entre outros pormenores. Os dados apontam que o cidadão ainda encontra burocracia na hora de acessar dados e informações a respeito de processos, projetos e gastos públicos na maioria dos municípios.

Anderson Salvador informou que nessa avaliação, Nova Venécia está classificada como regular, atrás de Boa Esperança e São Mateus. “Tivemos aqui nesta Câmara medidas para ajudar a melhorar esses índices. Como parte da solução, o famoso telão do impostômetro poderia auxiliar no melhoramento dos índices de transparência em Nova Venécia. O aplicativo que funcionava há algum tempo também auxiliava nesse sentido. Tudo que o cidadão possa dispor para acessar as informações públicas com facilidade, certamente ajuda a melhorar esses índices”, afirmou.

Anderson Salvador defende a atualização do Portal da Transparência do município relacionado à Saúde e Farmácia Básica com maior frequência, mantendo atualizada a lista de medicamentos disponíveis para que os usuários saibam qual medicamento está disponível e quando foi atualizada essa listagem. “Minha sugestão é para que se construa um canal acessível a toda comunidade”, concluiu.


Conteúdo Exclusivo (produzido e postado por: Wilson Reis (Jornalista - DRT-ES 01358)

Imagem cedida pelo gabinete do vereador Anderson Salvador

Fonte-Base: Pronunciamento do vereador na sessão de 05/07/2022

12 visualizações0 comentário