Dega do Altoé: IFES em Nova Venécia é conquista de Neucimar Fraga


O Deputado Federal Neucimar Fraga em visita ao centro de Nova Venécia ao lado do vereador Dega do Altoé

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Nova Venécia é uma referência para toda a região, ofertando ensino de qualidade em diversas modalidades, com profissionais de considerados níveis de conhecimento.

Uma conquista de toda a sociedade veneciana que se tornou realidade graças a duas importantes lideranças: o então prefeito Walter De Prá e seu apelo feito ao deputado federal Neucimar Fraga, que não mediu esforços e enredou todo apoio para que o projeto se tornasse realidade.

Recapitulando os fatos, em dezembro de 2008, o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.892, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. A partir dessa data, a Unidade de Nova Venécia passou a ser um dos campus do Instituto Federal do Espírito Santo.

Esse esforço conjunto entre o deputado Neucimar Fraga e o então prefeito de Nova Venécia Walter De Prá, foi amplamente relembrado em recente caminhada feita pelo parlamentar no centro da cidade, quando falou de seus principais projetos e da batalha pela conquista do Ifes. Neucimar Fraga concorre à reeleição ao cargo de deputado federal e citou algumas conquistas e destinação de recursos ao município.

Nesta semana, o vereador José Pereira Sena, o Dega do Altoé (PDT) também relembrou o apoio e as conquistas de Neucimar Fraga para Nova Venécia, citando o Instituto Federal, a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas e recursos para reforma de unidades habitacionais. “Neucimar Fraga é uma importante liderança que tem valorizado Nova Venécia”, afirmou Dega do Altoé.


Confira aqui um pouco da história do IFES em Nova Venécia


A HISTÓRIA – Em fevereiro de 2008, a Prefeitura de Nova Venécia doou uma área de 56 mil metros quadrados ao Cefetes para a construção da nova Unidade. Em 22 de setembro do mesmo ano, entrou em funcionamento a Unidade Nova Venécia, oferecendo 128 vagas, sendo 64 para o curso de Construção Civil e 64 para o curso de Mineração. Em dezembro de 2008, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.892, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. A partir dessa data, a Unidade passou a ser um dos campus do Instituto Federal do Espírito Santo. Em 2014, o campus iniciou as atividades do seu primeiro curso superior, Licenciatura em Geografia e em 2018, começou o curso Bacharelado em Geologia.


O IFES EM NOVA VENÉCIA – O Campus é referência em educação no Noroeste do Estado do Espírito Santo e oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos concomitantes, licenciatura, bacharelado e pós-graduações.

Com aproximadamente 1.000 alunos, a preparação para o mercado de trabalho é apenas uma das funções da instituição. Os alunos do campus podem participar de programas e atividades extracurriculares que possibilitam um aprendizado mais amplo e integrado e desenvolvem outras habilidades.

Os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aprofundados por meio da participação em monitorias e grupos de estudos supervisionados por professores; a participação política pode ser exercida nos centros acadêmicos dos cursos superiores e junto ao Grêmio Adelton Silva; a prática de atividades físicas é possível por meio da participação em diferentes equipes e treinamentos esportivos; a formação artística é outro trabalho que vem sendo consolidado no campus, por meio das vivências de artes diversas, tais como: a música (apresentações e oficinas), a dança (projeto de forró), artes visuais (exposições e oficinas artísticas) e o projeto Cineclube.

O Campus em Nova Venécia também é destaque em competições esportivas (JIFES e JIF) e olimpíadas estudantis. Essas ações demonstram a busca e a conquista da Missão do Ifes, que é promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável.





Conteúdo Exclusivo

Produzido e postado por: Wilson Reis (DRT-ES 01358)

Imagens: Divulgação

Fonte-Base: Portal do IFES

6 visualizações0 comentário