Escritor Wilson Reis lança livro “Política em Quatro Tempos”


Wilson Reis é Jornalista, Escritor e Consultor Político

Política em Quatro Tempos é a sexta obra literária do Escritor, Jornalista e Consultor Político Wilson Reis e será lançada em evento online que será realizado nesta sexta-feira dia 17 de setembro, a partir das 20h, com transmissão via Facebook. Após o evento, o vídeo da transmissão será disponibilizado sem cortes, no Canal do Escritor no Youtube.


A obra é uma compilação dos principais fatos e personagens que envolveram as eleições no Espírito Santo, no período compreendido entre 1980 e 2020. É o ponto de vista do jornalista, que teve atuação nos bastidores na maioria dos pleitos citados, tendo atuado também como repórter nesta área ao longo dos últimos 30 anos, com destaque para a região norte.


O livro é dividido em quinze capítulos, com diversas informações relativas às eleições, sistema de voto, Capitania Hereditária, emancipações de municípios, origem dos nomes dos municípios capixabas, curiosidades, personagens, governadores e outros representantes de relevada importância nesses quarenta anos.


A capa do livro "Política em Quatro Tempos"

Wilson Reis explica que a obra tem como finalidade a informação de modo geral sobre os processos eleitorais das últimas quatro décadas, com base no seu posto de vista, justificado pela participação efetiva nos bastidores da maioria dos pleitos. As informações começaram a ser catalogadas em 2014 e foram encerradas em 2016. Em 2020, foi feita atualização de dados e inseridas informações relativas ao período 2016-2020, o que resultou na presente obra.


O livro Política em Quatro Tempos compõe o Gênero Literário Prosa e traz o conhecido toque de bom humor do autor. É prefaciado pela esposa e também escritora Cidicléia Reis, incumbida de fazer a devida apresentação da obra e que também assina a biografia do Escritor Wilson Reis.


A capa também foi bastante simplificada, mas traz uma importante mensagem embutida. Usando a mesma estampa, capa e contracapa trazem um fundo quadriculado em diagonal, representando os percalços, viés e revés da política partidária capixaba.


Sobreposta, a imagem de um braço e mão feminina com unhas vermelhas e segurando um galho com uma flor. Braço e mão feminina significa delicadeza e sensibilidade no processo político, enquanto a flor representa a necessidade urgente da paz nas disputas e na condução dos mandatos.


O título do livro é grafado em cor preta, com a fonte Old English, usada nos cabeçalhos dos tradicionais jornais de um recente passado, em várias partes do mundo, simbolizando tradição e fidelidade ao bom jornalismo, sério, independente e imparcial.


O livro já está disponível e, como de costume, será repassado sem custos para a Biblioteca Municipal e algumas escolas da rede municipal de ensino de Nova Venécia. As etapas de composição, diagramação, montagem e arte final foram realizadas mediante apoio cultural da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Venécia e Lei Aldir Blanc.


Conteúdo produzido e postado por: Wilson Reis (Jornalista - DRT-ES 01358)

Imagens: Acervo próprio

11 visualizações0 comentário